Voltar para o mapa principal Direções
Edifício Califórnia / Oscar Niemeyer e Carlos Lemos. Foto por André Deak

Edifício e galeria California

Artistas: Carlos Lemos, Oscar Niemeyer

Datas

Criação 1955

A galeria California foi projetada em 1951 e já foi considerada um dos locais mais charmosos da cidade. A sustentação em V, polêmica na época, tornou-se uma das principais características da obra do arquiteto. A passagem pelo meio do prédio se integra com a cidade, tornando-se um espaço público. Seu saguão conta com um painel em mosaico de Cândido Portinari.

Links

Fechar

Vídeos

Fechar

Comentários

Uma resposta para “Edifício e galeria California”

  1. Gilbeerto Guimarães Machado de Allmeida disse:

    Meu pai comprou um conjunto do Edifício California, ainda na Construção. Após minha formatura e residência médica, abri, com 2 outros colegas, um consultório no prédio. O conjunto era muito mal planejado, inclusive com uma grande coluna na sala que deveria ser a principal, o que tornava o seu uso impraticável. Na época a localização era ótima mas, após alguns meses, verificamos as várias inconveniências do uso diário. Fomos obrigados a montar outro consultório e meu pai alugou o conjunto. Neste prédio constatei que as obras do Niemeyer são realmente espetaculares do ponto de vista estético mas, por outro lado, muito pouco práticas. Os princípios de Le Courbisier do edifício funcional muitas vezes não se observa. Em várias outras obras notei o mesmo problema. Os Hotéis de Outo Preto e Diamantina, tem aspecto externo bonito mas, para muitos, em total desacordo com as cidades em que foram implantados. Além disso as acomodações são muito incômodas, desajeitadas, sem isolamento acústico, etc.. O edifício Normandie, no centro da cidade, ara lindo quando inaugurou. Em menos de 6 meses parecia um prédio de mais de 30 anos, com as platibandas, originalmente azul claro, escurecidas pela poluição.
    Outros prédios de São Paulo apresentam problemas semelhantes, como o situado na Brigadeiro,proxima rpósima à Paulçista (Também com Galeria).. Tive oportunidade de conhecer um apartamento e uma loja da galeria, ambos muito ruins para o uso diário.

Deixe uma resposta

Mapa About

Notice: Undefined index: jeo-site in /home/afdm/arteforadomuseu/wp-includes/class.wp-scripts.php on line 169

Notice: Trying to get property of non-object in /home/afdm/arteforadomuseu/wp-includes/class.wp-scripts.php on line 169