Pavilhão Padre Manuel da Nóbrega (Palácio das Nações, Museu Afro Brasil)

Oscar Niemeyer

Ibirapuera Park - Avenida Pedro Álvares Cabral - Moema, São Paulo, Brazil

Originalmente denominado Palácio das Nações, o Pavilhão Manuel da Nóbrega é um dos edifícios integrantes do conjunto arquitetônico do Parque Ibirapuera, concebido pelo arquiteto Oscar Niemeyer com cálculo estrutural do engenheiro Joaquim Cardozo. Lá, foi realizada a primeira Bienal de São Paulo.

Entre 1961 e 1991, o edifício abrigou a prefeitura de São Paulo. Com a transferência do executivo municipal para o Palácio das Indústrias, o edifício foi cedido ao Governo do Estado em 1992, e passou a ser utilizado como extensão da Pinacoteca do Estado. Em 2004, retornou à administração municipal, tornando-se sede do Museu Afro Brasil.

Com 11 mil metros quadrados de área construída distribuídos por três pavimentos, além de espaços expositivos, áreas de atuação didática, reserva técnica e escritórios administrativos, comporta a Biblioteca Carolina Maria de Jesus e o Teatro Ruth de Sousa.

Aberto de terça a domingo das 10h às 17h.

Oscar Niemeyer

Moderno