Jennifer Wen Ma nasceu em 1973 em Beijing, China, mudou-se para os Estados Unidos em 1986, e recebeu diploma de Mestre em Belas Artes de Pratt Institute, Nova York, em 1999. Ela trabalha e vive entre Nova York e Pequim. Sua prática interdisciplinar abarca mídias tão variadas como instalação, vídeo, desenho, performance, arte pública e design de moda, muitas vezes juntando elementos improváveis numa única peça para criar obras sensíveis, poéticas e tocantes.

Projetos recentes incluem a instalação de iluminação pública permanente para o Centro Aquático Nacional de Pequim, bem como exposições individuais em Hanart Square, Hong Kong (2013); Ullens Center for Contemporary Art, Beijing (2012); Art Space NIJI em Kyoto, Japão, e The Phillips Collection, Washington, DC (2011). Seus projetos públicos permanentes incluem uma instalação multimídia para Digital Beijing Building (2008).

Em 2008, ela foi um dos sete membros da principal equipe de criação para as cerimônias de abertura e encerramento dos Jogos Olímpicos de Pequim, e designer-chefe para efeitos visuais e especiais.

A primeira grande monografia sobre Ma foi publicado em 2013 pela Charta.

Links