Homenagem a Federico Gracia Lorca / Flávio de Rezende Carvalho. Foto por André Deak

Homenagem a Federico Gracia Lorca

Artistas: Flávio de Rezende Carvalho

Criação 1968

Esta homenagem ao artista espanhol foi instalada na praça em 1968 e no ano seguinte foi danificada por uma bomba. Em 1971, Flávio a restaura, mas não consegue instalá-la novamente, já que em plena ditadura militar esta escultura era considerada subversiva. Em 1979, alunos da ECA e FAUUSP conseguiram recuperar a peça e tentaram colocá-la no MASP. O prefeito da cidade na época, Olavo Setúbal, resolveu então devolvê-la ao seu lugar de origem, a Praça das Guianas.