Edifício 360º

Isay Weinfeld

Rua Camburiú, 804 - Vila Ipojuca, São Paulo - SP, 05061-250, Brasil

Localizado no topo de uma colina, no Alto da Lapa, em São Paulo, o edifício 360º, desenvolvido pelo arquiteto Isay Weinfeld, o prédio é formado por uma estrutura que exibe vidros azuis em formato de cubos assimétricos que se encaixam. Possui 62 apartamentos e é possível ter uma visão de 360º (daí o nome do empreendimento) dos arredores da cidade. Cada uma das quatro fachadas do edifício de 22 andares oferece paisagens do Pico do Jaraguá, USP, Pacaembu, Vila Madalena, Alto da Lapa e Parque Villa Lobos.

Isso acontece por causa da disposição dos apartamentos que não obedece a um padrão regular, com diferentes acomodações de janelas e varandas, conferindo dinamismo às fachadas. “É como morar em uma verdadeira casa suspensa”, reflete Isay Weinfeld. O  projeto venceu nas categorias residencial e Overall Winner (geral) do Prêmio Future Projects, da revista inglesa Architectural Review, sendo o melhor entre 300 concorrentes e o primeiro brasileiro a receber a premiação anual oferecida desde 2002.

Para executar o projeto, Isay utilizou conceitos que prevalecem em empreendimentos horizontais. As fachadas são assimétricas, desenvolvidas com o uso de painéis arquitetônicos pré-moldados de concreto – também considerado econômico – para a execução das caixas soltas que delimitam a área de cada apartamento.

Artista

Isay Weinfeld

Estilo

contemporâneo

Dimensão

Área: 2.797,63 m²

Largura:

Altura:

Data

Criação: 2006

Término: 2013

Loading...