Praça das Artes

Francisco Fanucci

Marcelo Ferraz

Praça das Artes - Avenida São João - Centro Histórico de São Paulo, São Paulo - SP, Brasil

O projeto de arquitetura do complexo cultural teve por objetivo criar um espaço que contornasse o prédio do Conservatório Dramático e Musical de São Paulo, originando uma forma mista de edifício e praça, com acessos pela avenida São João, Vale do Anhangabaú e pela rua Conselheiro Crispiniano.

O projeto, iniciado em 2006, visou criar salas de ensino de música e dança, auditórios, e instalações sofisticadas e amplas para abrigar profissionais, comportando as cerca de 2000 pessoas envolvidas, entre artistas, alunos, professores, técnicos e administradores.

De autoria dos arquitetos Marcos Cartum, Marcelo Ferraz e Francisco Fanucci, o complexo cultural consolidou-se como intervenção urbana de requalificação da área central em São Paulo. Vários imóveis deteriorados foram desapropriados para sua construção, inclusive o conservatório, que foi restaurado e incorporado ao projeto do complexo. Os cinemas Cairo e Saci também foram desapropriados, sendo que o primeiro teve sua fachada preservada.

Ocupando uma área de 28,5 mil m², a Praça das Artes teve suas obras iniciadas em 2009 e seu primeiro módulo inaugurado em 5 de dezembro de 2012. A Escola de Dança de São Paulo, que esteve por 70 anos nos baixos do Viaduto do Chá, se mudou em 2013 para ocupar três andares do complexo cultural. Da mesma forma, a Escola Municipal de Música de São Paulo deixou um antigo casarão na rua Vergueiro para se alojar no segundo e terceiro andares. A Orquestra Experimental de Repertório, que ensaiava na Galeria Olido, passou a utilizar as instalações da escola de música e o Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo ganhou uma sede própria: a Sala do Conservatório, edifício que durante muitos anos foi ocupado pelo extinto Conservatório Dramático e Musical de São Paulo.

A segunda fase do complexo, inaugurada em 23 de março de 2019, contemplou a conclusão parcial do edifício dos corpos artísticos com a entrega de sete pavimentos, restando quatro a serem concluídos. Após a finalização total, a Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo, o Coro Lírico Municipal de São Paulo, o Balé da Cidade de São Paulo e o Coral Paulistano Mário de Andrade serão abrigados neste edifício e passarão a contar com melhor infraestrutura para seus ensaios.

Na segunda fase também foram inaugurados a praça interna com abertura para o Vale do Anhangabaú, um jardim e um bar externo. O Monumento a Giuseppi Verdi deveria ser restaurado e trazido do outro lado do Vale do Anhangabaú e para adornar a praça do complexo, mas este projeto ainda não foi concretizado. Há ainda um projeto de ampliação do complexo cultural, aumentando a área destinada às escolas de formação e construção de um auditório e discoteca.

Impactos da obra e premiações
O projeto da Praça das Artes teve como objetivo resolver o problema histórico de falta de espaço nos bastidores e salas de ensaio do Theatro Municipal de São Paulo. A obra tornou-se um marco na arquitetura da cidade de São Paulo e recebeu o prêmio de Melhor Obra de Arquitetura de 2012 pela Associação Paulista de Críticos de Arte, o prêmio de Edifício do Ano de 2013 pelo Icon Awards, realizado pela Icon Magazine, e em 2014 foi finalista dos ‘Projetos Impressionantes das Américas’, da Mies Crown Hall Americas Prize.

Francisco Fanucci

Marcelo Ferraz