Auditório Ibirapuera

Oscar Niemeyer

Auditório Ibirapuera - Oscar Niemeyer - Avenida Pedro Álvares Cabral - Vila Mariana, São Paulo - SP, Brasil

O Auditório Ibirapuera é um edifício concebido por Oscar Niemeyer para apresentações de espetáculos musicais, situado no Parque do Ibirapuera, em São Paulo, Brasil. Em julho de 2014, passou a ser oficialmente chamado de Auditório Ibirapuera – Oscar Niemeyer.

O auditório completa o grupo de edifícios no Parque Ibirapuera, como concebido originalmente pelo arquiteto Oscar Niemeyer em 1950. Em relação à proposta original que está faltando apenas a praça de acesso que separa a Oca, que serviria como a principal entrada para o parque.

A construção do auditório foi alvo de intensa polêmica, que não se esgotou com sua inauguração, em outubro de 2005, pois, em virtude de o conjunto arquitetônico do Parque Ibirapuera ser tombado, o acréscimo de novas construções ao conjunto sofreu críticas e embargos judiciais, até ser permitido o início da obra em 2002.

Em 2008, o Grammy Latino brasileiro foi apresentado no Auditório Ibirapuera.

O bloco único contrapõe-se à arquitetura usual de salas para concertos com o chamado “palco italiano”, exemplificado pela Ópera de Paris e pelos Teatros Municipais de São Paulo e Rio de Janeiro. As características destes espaços manifestam-se em edifícios com três volumes principais: o foyer ou entrada, seguido pela plateia e seus acessos, culminando com a caixa cênica e seu urdimento altíssimo criando uma “corcova” tipica dos edifícios de Óperas. No Auditório Ibirapuera o arquiteto passou um traço unindo os três volumes, criando um sólido em forma de cunha.

Artista

Oscar Niemeyer

Estilo

modernismo

Dimensão

Área:

Largura:

Altura: 24 metros

Data

Término: 2005

Loading...