Biblioteca Brasiliana

Eduardo de Almeida

Rodrigo Mindlin Loeb

Biblioteca Brasiliana - Butantã, São Paulo - SP, Brasil

Aberta ao público em 2013, a Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM) foi criada em janeiro de 2005 para abrigar e integrar a coleção brasiliana reunida ao longo de mais de oitenta anos pelo bibliófilo José Mindlin e sua esposa Guita. Com o seu expressivo conjunto de livros e manuscritos, é considerada a mais importante coleção do gênero formada por particulares. São cerca de 32 mil títulos que correspondem a aproximadamente 60 mil volumes.

O projeto de arquitetura foi desenvolvido pelos escritórios de Eduardo de Almeida e Rodrigo Mindlin Loeb, com a assessoria da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP. O edifício foi inspirado na Beinecke Rare Book & Manuscript Library (Biblioteca Beinecke de Manuscritos e Livros Raros), da Universidade de Yale, nos Estados Unidos, e na Biblioteca Sainte-Geneviève, de Paris, na França. A Library of Congress (Biblioteca do Congresso), de Washington, foi consultada para definir diretrizes de conservação das obras.

O acervo da BBM está abrigado em três mezaninos, que podem ser vistos do átrio da biblioteca. Uma reserva técnica com capacidade para cerca de 90 mil itens bibliográficos, periódicos e arquivísticos foi concebida para acolher a expansão do acervo da biblioteca. A estrutura do prédio prioriza a entrada de luz natural, além de possuir células fotoelétricas instaladas para a captação da energia solar.

Eduardo de Almeida

Rodrigo Mindlin Loeb