Obra removida

VOCÊ ESTÁ AQUI

Tadeu Jungle

MAC USP - Avenida Pedro Álvares Cabral - Vila Mariana, São Paulo - SP, Brasil

A proposta para a intervenção Você Está Aqui, de Tadeu Jungle, na empena lateral do museu, foi apresentada ao MAC USP em 2016. Desde então, o projeto passou por várias etapas para que, viabilizado técnica e administrativamente, pudesse finalmente ser instalado em 25/1/2020 – ocasião do 466ª aniversário de fundação da cidade de São Paulo.

A primeira etapa consistiu na elaboração da documentação necessária para a abertura dos processos de autorização pelos órgãos de preservação do patrimônio. O edifício onde o MAC USP atualmente está instalado é tombado como parte do Complexo Arquitetônico do Parque do Ibirapuera projetado por Oscar Niemeyer e, qualquer intervenção em sua fachada, mesmo que temporária, deve ser aprovada pelo IPHAN, pelo CONDEPHAAT e pelo CONPRESP.

Nesse sentido, a definição do suporte a ser utilizado foi etapa fundamental do processo. Além de resistir às intempéries e variações climáticas, o material deveria ser de fácil aplicação e remoção, de forma a não deixar resíduos nas pastilhas nem interferir de maneira definitiva na empena do edifício. Artista, fornecedor e servidores do MAC participaram dos testes de aplicação de películas que, após três meses, foram facilmente retiradas, sem nenhum indicativo de dano à fachada do prédio.

Somente após aprovação pelos órgãos de preservação, em 2018, o projeto foi inscrito pelo artista em programas de incentivo à cultura. A aprovação no Edital PROAC, em 2019, finalmente permitiu a instalação da obra, que ocupará a empena do edifício do MAC até 26/4/2020.

Tadeu Jungle

Intervenção Urbana