Xalabas di Kumunidadi

Ananda Nahu

Achada Grande Frente, Cidade da Praia, Cabo Verde

Um dos murais feito pela artista Ananda Nahú englobou 3 casas da região de Achada Grande Frente, na Cidade da Praia. De acordo com o site da artista: “A composição foi inspirada em aspectos tradicionais africanos que fazem parte do inconsciente coletivo da Africa. A intenção da artista foi usar elementos tradicionais africanos como forma de popularização do mesmo para a comunidade do bairro, querendo desta forma tornar mais familiar a cultura Africana em Cabo Verde, que encontra-se hoje tão dispersa devido a incessantes tentativas de dominação cultural de outros países. A construção do mural contou com a ajuda do produtor do projeto, Lorenzo Bordonaro, e suporte dos artistas Edson Moreira, Fernando Martins ( associacao Pilourinhu ) Amsf Goro, Ivan Gomes, Kevin Bento, Tai Vieira, Varela Nouz de Cabo Verde.”

O evento de Workshop de Arte Urbana, promovido por Xalabas – di kumunidadi, enquadra-se no programa de arte urbana denominado “Comunidades no centro ‐ a identidade local como fator de desenvolvimento do turismo sustentável”.

Xalabas é um projeto de promoção do turismo de base comunitária – responsável, solidário, sustentável – que combina ações de mapeamento e planeamento participativo, intervenções de arte pública e ações de reforço das comunidades, da sua identidade e cultura, no bairro de Achada Grande Frente, Cidade da Praia.

Ananda Nahu

spray e tinta sobre a parede

Criação: 2018