Alegoria das Artes

Emiliano Di Cavalcanti

Teatro Cultura Artística - Rua Nestor Pestana - Consolação, São Paulo - SP, Brasil

Inaugurado em 1950, o Teatro Cultura Artística, na capital paulista, tem projeto do arquiteto Rino Levi. Na grandiosa fachada, chama atenção o painel em mosaico, assinado por Emiliano Di Cavalcanti. Feito com pastilhas de vidro, o mural intitulado Alegoria das Artes é a maior obra do artista e traz dez musas da mitologia grega inspiradoras das artes e das ciências.

Em 2008, após o incêndio que destruiu parcialmente o teatro, o edifício foi desativado. O painel não foi atingido, mas, ainda assim, passou por ampla restauração, finalizada em 2011. Além de ser um marco na carreira de Di Cavalcanti, o mosaico é uma das maiores artes expostas em um espaço público paulistano.

Emiliano Di Cavalcanti

Mosaico