Jardim Burle Marx

Burle Marx

Parque Burle Marx - Avenida Dona Helena Pereira de Moraes - Vila Andrade, São Paulo - SP, Brasil

Situado no Parque Burle Marx, na capital paulista, o Jardim Burle Marx é um dos conjuntos arquitetônicos do espaço. Sua história remonta da década de 1940, quando o arquiteto paisagista Roberto Burle Marx foi contratado para projetar e executar o jardim da casa do empresário Francisco Matarazzo Pignatari. Entretanto, a separação de Pignatari e sua esposa acabou interrempoendo as obras por tempo indeterminado.

Apenas nos anos 1990 a área foi transformada em parque público, sendo administrada pela Fundação Aron Birmann. Em 1991, um plano de restauração executado pelo próprio Burle Marx requalificou o jardim lateral da casa, o único que havia sido construído de todo o conjunto do projeto.

O Jardim Burle Marx contempla um pátio-jardim com planos ortogonais que articulam os diferentes níveis do terreno; um amplo gramado xadrez; painéis artísticos de concreto revestidos com pastilhas coloridas em alto e baixo relevo; conjunto de fontes e espelhos d’água; a área ao ar livre e sombreada do pergolado de concreto; fileiras de palmeiras-imperiais; canteiros adjacentes no entorno dos bancos e áreas de estar. O jardim foi inaugurado junto com o Parque Burle Marx, em 1995.

 

 

 

Loading...