Chafariz Anfitrite e Tritão

Olympio Augusto Ribeiro

Parque Buenos Aires - Avenida Angélica - Higienópolis, São Paulo - SP, Brasil

Na mitologia grega, Anfitrite, uma deusa do mar, era filha de Nereu ou de Oceano, e esposa de Posêidon. Tritão, filho de Posêidon e Anfitrite, era um deus violento, comumente representado com uma concha marinha na mão. Quando a soprava, produzia um ruído muito potente.

A Praça Buenos Aires foi inaugurada em setembro de 1913 pelo então prefeito Raymundo Duprat, tendo sido projeto do arquiteto e paisagista francês Bouvard. No entanto, é provável que o chafariz e outras esculturas tenham sido implantadas na praça apenas por volta de 1920, segundo documentos históricos, onde também se identifica que as esculturas teriam vindo da França.

O projeto de restauração e obra foram desenvolvidos pelo arquiteto restaurador Olympio Augusto Ribeiro a convite da Prefeitura de São Paulo dentro do plano de restauração para a praça. Os elementos escultóricos estavam em acentuado grau de desgaste, nunca tendo recebido proteção ou qualquer intervenção de restauro nestes quase 90 anos de existência. O restauro artístico esteve a cargo do Atelier Júlio Moraes. Também foi feita toda a revisão hidráulica e elétrica do chafariz, tendo sido a obra inaugurada no aniversário da praça, em setembro de 2007.

Olympio Augusto Ribeiro

Arte Pública