Pan American Unity

Diego Rivera

City College of San Francisco, Frida Kahlo Way, São Francisco, CA, EUA

Em 1940, o artista mexicano Diego Rivera participou da Golden Gate International Exposition, evento de arte realizado na baía de San Francisco, nos Estados Unidos. Na ocasião, ele criou o afresco em grande escala Pan American Unity (Unidade Panamericana), peça central da Art in Action, exposição inovadora na qual os visitantes podiam observar os artistas criando seus trabalhos. Após o encerramento da feira, o mural foi armazenado. Somente em 1961 ele foi instalado no saguão do novo teatro do campus da San Francisco Junior College (atualmente City College of San Francisco).

O painel é formado por quatro painéis: O desenvolvimento do gênio criativo do Sul a partir de fervor religioso e um talento nativo para a expressão plástica; Elementos do passado e presente; A plastificação do poder criativo do mecanismo do Norte pela união com a tradição plástica do Sul; Tendências do esforço criativo nos Estados Unidos e a ascensão da mulher em vários campos do esforço criativo por meio do uso do poder das máquinas feitas pelo homem; A cultura criativa do norte se desenvolvendo a partir da necessidade de tornar a vida possível em uma terra nova e vazia.

Diego Rivera

afresco