Glória Imortal aos Fundadores de São Paulo

Amadeo Zani

Memorial dos Fundadores da Cidade de São Paulo - Praça Padre Manuel da Nóbrega - Centro Histórico de São Paulo, São Paulo - SP, Brasil

Localizado no Pátio do Colégio, no centro da cpital paulista, Glória Imortal aos Fundadores de São Paulo é um marco em granito cinza, pedestal em granito rosa, com uma figura feminina em bronze no alto. Com altura total de 25,75 metros, o monumento faz referência à fundação São Paulo, com a figura feminina, que representa a cidade, coroando seus fundadores. Na mão direita, ela segura uma tocha, referência ao amor eterno; na esquerda, um ramo de louros e uma foice, símbolos da glória e do trabalho.

Nas quatro faces do pedestal, baixo-relevos em bronze recontam aspectos do começo da vila: a catequese; a primeira missa; a defesa da vila pelo cacique Tibiriçá; e a embaixada de paz por Anchieta e Manoel da Nóbrega junto aos índios Tamoios. Na base da coluna, figuras em bronze representam indígenas em trabalho braçal, sob as ordens do Padre Afonso Braz. O autor da obra é o escultor de origem italiana Amadeo Zani.

Amadeo Zani

bronze