Monumento a Duque de Caxias

Victor Brecheret

Monumento a Duque de Caxias - Praça Princesa Isabel - Campos Elíseos, São Paulo - SP, Brasil

Victor Brecheret foi o responsável não só pelo Monumento às Bandeiras, no Ibirapuera, mas também pelo Monumento a Duque de Caxias — que é um dos maiores monumentos brasileiros. Brecheret participou de um concurso internacional de maquetes em 1941 em que uma comissão escolheria a melhor obra dedicada à Caxias em São Paulo.

Inaugurada 5 anos após sua morte, a estátua está localizada na Praça Princesa Isabel, na esquina das avenidas Duque de Caxias e Rio Branco, na região central de São Paulo, representando o controverso Duque de Caxias, que é visto por uns como herói da história do Brasil e patrono do exército brasileiro — único brasileiro a ser nomeado duque no reinado de D.Pedro II — mas também interpretado como um imperialista e escravocrata, responsável pelos 10 mil mortos na Balaiada, o Massacre de Porongos.

Além da estrutura de bronze do Duque de Caxias montado em seu cavalo, a base do monumento também tem esculturas, que apresentam cenas da trajetória do militar. Os baixo-relevos tem os seguintes temas: Pacificação, Caxias falando ao povo de Bagé, Reconhecimento de Humaitá, Batalha de Itororó e Enterro de Caxias. Na parte frontal do monumento, acima do baixo-relevo Caxias em Bagé, existe também o Brasão do Duque de Caxias.

Victor Brecheret

bronze