Zumbi dos Palmares

João Filgueiras Lima (Lelé)

Av. Pres. Vargas, 4 - Cidade Nova, Rio de Janeiro - RJ, 20210-031, Brasil

Idealizado pelo antropólogo e escritor Darcy Ribeiro, enquanto cumpria o mandato de vice-governador do estado do Rio de Janeiro, o monumento em homenagem a Zumbi dos Palmares foi elaborado pelo arquiteto João Filgueiras Lima, autor da disposição arquitetônica que remete ao Egito, com a base de mármore na forma do tronco de um pirâmide.

Instalada na movimentada Avenida Presidente Vargas, no Rio de Janeiro (RJ), a obra tem o objetivo de fortalecer a consciência negra. Como o rosto do principal líder quilombola da história do Brasil não foi registrado, o molde utilizado foi uma peça em bronze que representa um rei do Benim, do século XII. A ideia de apropriação da forma de uma escultura do acervo do Museu Britânico, em Londres, partiu de Darcy Ribeiro, que mandou ampliar a peça original de 36 centímetros para três metros, fundindo-a em 800 quilos de bronze.

João Filgueiras Lima (Lelé)

escultura em bronze fundido

mármore