Monumento aos Bandeirantes

Murilo Sá Toledo

Monumento aos Bandeirantes - Vila Velha, Santana de Parnaíba - SP, Brasil

O Monumento aos Bandeirantes é uma obra recente, feita em 2006 pelo artista Murilo Sá Toledo. A escultura com 60 metros de comprimento e 20 metros de largura, tem dois pórticos e um conjunto com 23 esculturas em bronze – além de outras peças que compõem as cenas –, abordando o movimento bandeirante e a presença de Santana de Parnaíba na história nacional. O monumento está localizado no trevo que dá acesso ao Centro Histórico de Santana de Parnaíba – SP, Brasil.

As esculturas retratam personagens do município e do país, como os bandeirantes Anhangüera (Bartolomeu Bueno da Silva), Domingos Jorge Velho, Raposo Tavares e Fernão Dias, além de Suzana Dias e seu filho André Fernandes, fundadores do município. Um tema bastante contraditório para o século XXI, que foi visto com duras críticas por retratar os bandeirantes — conquistadores portugueses que invadiam o interior do Brasil no período colonial em busca de riquezas, escravizando, torturando, matando milhares de indígenas e perseguindo negros escravizados que fugiam da opressão.

Os bandeirantes também foram responsáveis pela derrubada do Quilombo de Palmares e a execução de Zumbi. Na obra, pode-se ver o retrato de um negro escravizado puxando um barco com a fundadora da cidade Suzana Dias.

Murilo Sá Toledo

bronze