Dona Domingas (Pietà do Lixo)

Carlo Crepaz

Av. Jerônimo Monteiro, 1154 - Centro, Vitória - ES, Brasil

A escultura em bronze de Dona Domingas, ou também conhecida como a Pietà do Lixo está localizada aos pés da escadaria do Palácio Anchieta, em Vitória. A obra, inaugurada na década de 70, foi feita pelo artista ítalo-brasileiro Carlo Crepaz e retrata uma mulher negra, corcunda, descalça, levando um saco nas costas e um cajado nas mãos para catar papel. As fontes indicam que Dona Domingas residia perto da casa do escultor no Bairro de Santo Antonio.

Segundo a página do Facebook “A Pietà do Lixo – Dona Domingas” (dedicada a compartilhar pesquisas relacionadas à Dona Domingas): “Quando o escultor, Carlo Crepaz esculpiu dona Domingas, ele apenas diminuiu o tamanho do saco que ela lavava nas costas por questão estética, pois na realidade, o saco que carregava era bem maior que seu corpo.”  Também citam uma frase de sua autoria:

“Você não sabe o que é a escravidão. É muito triste ficar com correntes no pescoço.”
(1954)

Carlo Crepaz