Edifício Montreal

Oscar Niemeyer

Condomínio Edifício Montreal - Avenida Ipiranga - Centro Histórico de São Paulo, São Paulo - SP, Brasil

Primeira obra de Oscar Niemeyer em São Paulo (SP), o Edifício Montreal é um prédio residencial no centro da cidade. Projetado em 1950, buscava atender à demanda gerada pelo processo de intensa verticalização das áreas mais centrais. A divisão dos apartamentos, estruturados como quitinetes, pretendia atrair pessoas que morariam sozinhas ou casais recém-chegados à cidade em busca das oportunidades geradas em um período de grande crescimento econômico.

A variação plástica da fachada é determinada pelas restrições existentes à época e pela localização do edifício, na confluência de duas vias. A fachada da avenida Ipiranga, por exemplo, é revestida por lâminas de alumínio, enquanto a face voltada para a avenida Cásper Líbero possui lâminas de cor amarelo-cádmio. Usado para proteger os apartamentos do sol, o brise horizontal também seria utilizado no Copan, o prédio de Niemeyer mais conhecido da capital paulista.

Além da arquitetura, a arte também está presente no hall de entrada do Edifício Montreal, no primeiro subsolo, em três grandes painéis com mosaicos executados por Di Cavalcanti.

 

Artista

Oscar Niemeyer

Estilo

Moderno

Dimensão

Área: 41.600 m²

Largura:

Altura:

Data

Criação: 1954

Loading...