Memorial da América Latina

Oscar Niemeyer

Avenida Auro Soares de Moura Andrade, 100-190 - Barra Funda, São Paulo, 01156-001, Brazil

Inaugurado em 1989, o Memorial da América Latina representa a retomada de obras de Oscar Niemeyer na cidade de São Paulo (SP). Com projeto cultural desenvolvido pelo antropólogo Darcy Ribeiro, o local é um monumento à integração cultural, política, econômica e social da América Latina, com acervo permanente de obras de arte, exibidas ao longo da esplanada e nos espaços internos, um centro de documentação de arte popular latino-americana e uma biblioteca com cerca de 30 mil volumes.

Com seis edifícios de Niemeyer em 25.210 metros quadrados de área construída, nem mesmo uma avenida consegue separar o conjunto arquitetônico, já que foi construída uma passarela ligando as duas áreas. Além disso, a pintura branca do concreto e os vidros escuros unem esteticamente as edificações.

Na Praça Cívica, encontra-se a escultura em concreto, também de Niemeyer, representando uma mão aberta, em posição vertical, com o mapa da América Latina pintado em vermelho na palma, simbolizando uma mancha de sangue, em referência aos episódios turbulentos do passado e aos problemas sociais da região.

Aberto todos os dias das 9h às 18h

Oscar Niemeyer