Fábrica da Pompeia (Sesc Pompeia)

Lina Bo Bardi

Avenida Pompéia, 140-242 - Perdizes, São Paulo, 05022-000, Brazil

A área ocupada atualmente pelo Sesc Pompeia já foi uma fábrica. Construída em 1938 pela empresa alemã de tambores Mauser & Cia LTDA, a arquitetura dos prédios era baseada em um projeto inglês típico do início do século XX. Em 1945 o espaço foi comprado pela Indústria Brasileira de Embalagens, que instalou uma fábrica de geladeiras a querosene. Em 1973, o Sesc adquiriu o complexo e, três anos depois, a arquiteta Lina Bo Bardi começou a redesenhar os prédios da antiga fábrica. Somente em 1982 o Sesc Pompeia foi oficialmente inaugurado.

Para o projeto, Lina preservou a estrutura dos dois prédios, descobrindo que havia sido moldada por um dos pioneiros do concreto armado no início do século XX, o francês François Hennebique. Os rebocos foram retirados e as paredes receberam a aplicação de jatos de areia. O estilo industrial transparece em cada ambiente: os tijolos não são revestidos; as tubulações que percorrem as paredes são aparentes, assim como os detalhes em ferro, todos pintados de vermelho; e não existe forro, deixando o telhado da antiga fábrica visível.

O Sesc Pompeia parte do princípio de ser um lugar totalmente popular, e a arquiteta buscou amplificar este movimento. Em 1986, o complexo foi inaugurado por completo, com mais dois novos prédios, um em cada margem do corrégo da Água Preta. Com janelas irregulares, possuem grandes espaços abertos, permitindo a entrada de luz natural e a ventilação cruzada, evitando o uso de ar-condicionado.

Aberto de terça a sábado das 9h às 22h. Domingo e feriado das 9h às 20h. Acesso ao complexo esportivo somente com carteirinha do Sesc

Projeto de pesquisa feito por Bárbara Bischoff Santana Borges dentro da oficina de produção multimídia realizada no Sesc Pompeia em dezembro de 2012.

Fontes:
http://www.sescsp.org.br/sesc/revistas/revistas_link.cfm?edicao_id=290&Artigo_ID=4534&IDCategoria=5162&reftype=2
http://vereviverarquitetura.blogspot.com.br/2010/01/sesc-pompeia.html
http://www.vitruvius.com.br/revistas/read/minhacidade/08.093/1897
Livro Cidadela da Liberdade, Giancarlo Latorraca (org.). Instituto Lina Bo e P.M. Bardi, SESC, São Paulo; 1ª edição, 1999

Artista

Lina Bo Bardi

Estilo

Brutalista

industrial

Moderno

Dimensão

Área: 23.571 m²

Largura:

Altura:

Data

Criação: 1982

Loading...