Teatro Polytheama

Lina Bo Bardi

Marcelo Ferraz

Rua Barão de Jundiaí, 176 - Centro, Jundiaí - SP, Brazil

Construído em 1911, o prédio do Teatro Polythema, em Jundiaí (SP), chama a atenção pelo tamanho – são 1124 lugares – e por sua história. Parte do patrimônio histórico estadual, tombado pelo Condephaat, sua arquitetura é considerada única no Estado.

Em 1920, era considerado o maior teatro do Estado de São Paulo. Após um período de crise, no início da década de 1980 passou a integrar o patrimônio público da cidade. Retomou as atividades em 1996, após passar por um processo de recuperação de autoria de Lina Bo Bardi, André Vainer e Marcelo Ferraz, sendo o último projeto da arquiteta ítalo-brasileira, que faleceu na época da reforma.

O teatro apresenta as paredes originais nuas, e estruturas metálicas aparentes, caracterizando-se em um exemplo de restauro moderno. As intervenções realizadas buscaram resgatar a “verdadeira alma” do edifício, sem intervenções estéticas e ornamentos desnecessários.

Lina Bo Bardi

Marcelo Ferraz