Zhang Huan, artista chinês aclamado internacionalmente, nasceu em 1965 em Anyang, Província de Henan, e atualmente reside e trabalha em Xangai. Ativo em Pequim na década de 1990, ele foi considerado um dos maiores artistas de vanguarda do país. Morando em Nova York de 1998 a 2005, ganhou reconhecimento internacional.

Voltando para Xangai em 2005, ele fundou Zhang Huan Studio onde continuou a ampliar o escopo de seu trabalho artístico, criando novas formas e explorando novas áreas. Suas pinturas com cinzas acrescentaram uma nova técnica à história da arte. Ele abriu caminho com ainda outras técnicas como escultura em couro de boi e em portas, e xilogravuras com penas, para citar algumas.

Exposições individuais aconteceram no Norton Museum of Art na Florida, Shangai Art Museum, Gallery of Ontario em Toronto, Canadá, e Palazzo Vecchio e Forte de Belvedere em Florence, Italy. Suas obras podem ser encontradas nas coleções de museus de arte contemporânea e de fundações em grandes cidades ao redor do mundo.

Links