Sobre o Arte Fora do Museu

Conheça o Arte Fora do Museu, suas funcionalidades e quem somos

O lugar da arte varia dependendo quem responde a essa pergunta. Uma resposta óbvia seria o museu. Ali é o lugar consagrado para admirar obras de arte, conhecer novos artistas, pesquisar detalhes técnicos de cada criação exposta. Mas não é só entre quatro paredes que se pode apreciar a criação artística. E sequer é preciso pagar um ingresso.

As ruas, as praças, os prédios, as avenidas, o metrô. Estamos cercados de arte. Ela está ao nosso alcance.

Com o Arte Fora do Museu, mostraremos para você que – como nosso próprio nome diz – existe arte fora do museu. Possuímos o maior levantamento qualificado de arte em espaços públicos do mundo. São quase 2 mil obras cadastradas e seguimos atualizando, inserindo em nosso banco de dados artes nas seguintes categorias: street art, esculturas, murais e arquitetura.

Cada página conta com informações complementares, iguais às que você encontraria do lado de uma obra em um museu. Aqui, apresentamos no digital, podendo ser acessada direto do seu celular ou computador. A experiência se completa usando sua geolocalização, transformando seu celular em um guia de arte, apontando quais obras existem perto de você. O Arte Fora do Museu proporciona que essa camada de informação não acessada nas ruas esteja ao seu alcance. Dessa forma, você usa nosso serviço para conhecer a cidade de um jeito inédito, fazendo seu roteiro, conhecendo novas obras, novos artistas e detalhes que passam despercebidos em um primeiro momento.

O banco de dados do Arte Fora do Museu é construído por uma equipe que checa as informações para que você tenha um conteúdo de qualidade. Além disso, contamos também com sua colaboração. As fotos tiradas usando a #arteforadomuseu no Instagram entram em nosso site após checarmos as informações. É possível ainda colaborar enviando alguma obra que não está ainda catalogada em nosso acervo através da área Colabore.

Roteiro

Aqui você encontra não só a arte ao seu redor, mas também informações sobre ela e seus artistas, em um banco de dados dinâmico, vivo e em expansão. Seja bem vindo ao Arte Fora do Museu.

O Arte Fora do Museu foi criado por André Deak e Felipe Lavignatti em 2010 ganhando vários prêmios e reconhecimentos nesta sua primeira década de vida. Ao completar 10 anos, Dimas e Rosaura Pessetti se juntam ao time para novas experiências, novos caminhos.