Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar

Francisco de Lima Cerqueira

R. Monsenhor Gustavo, 61 - Centro, São João del Rei - MG, 36300-140, Brasil

Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar, também conhecida como Matriz de Nossa Senhora do Pilar, é a sede da Diocese de São João del-Rei, em Minas GeraisBrasil. É um grande representante da arte colonial brasileira, contendo rica decoração em talha dourada, pinturas e estatuária, sendo tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

A história da Basílica está intimamente ligada à história da cidade e inicia em princípios do século XVIII, quando foi levantada entre 1703 e 1704 uma capela de taipa coberta de palha no alto do Morro da Forca dedicada à Virgem do Pilar. Em torno desta capela, a primeira do povoado, formou-se um arraial.[1] Em 1709 esta capela foi incendiada durante a Guerra dos Emboabas.[2]

Poucos anos mais tarde a Irmandade do Santíssimo Sacramento, fundada em 1711 e reservada aos homens brancos mais abastados da povoação, desejou erguer novo templo para substituir a capela primitiva que fora destruída, mas localizando-o no centro da vila. A licença para a construção foi concedida em 12 de setembro de 1721, com um desenho de Francisco de Lima Cerqueira para a fachada.

As obras correram rápido e em 1732 já estava com as paredes principais levantadas, e os portais, altares e capela-mor já estavam prontos. Neste ano vieram de Portugal materiais para completar a decoração, incluindo folhas de ouro, tintas e duas pinturas em painel, A Última Ceia e Jesus em Casa de Simão. Os trabalhos foram encerrados em 1750, completando-se as torres e o forro da nave.

 

Fotos: Wikipedia/Iphan

Artista

Francisco de Lima Cerqueira

Data

Criação: 1703

Nenhum vídeo nesta obra

Nenhum link nesta obra
Loading...