Midrash Centro Cultural

Isay Weinfeld

Midrash Centro Cultural - Rua General Venâncio Flôres - Leblon, Rio de Janeiro - RJ, Brasil

Idealizado e concebido pelo rabino Nilton Bonder, o Midrash Centro Cultural foi inaugurado em 2009 e é referência no Rio de Janeiro (RJ) como centro de estudos judaicos. O projeto arquitetônico de Isay Weinfeld se destaca pela fachada-escultura preenchida por letras hebraicas: feitas em fibra de vidro, elas estão sobrepostas à alvenaria em diferentes camadas e tamanhos variados, formando a palavra “midrash” (“aprofundar o conhecimento”).

Composto de cinco pavimentos, o edifício possui loja, toaletes, bar, copa de apoio para eventos e uma pequena área de espera distribuídos no piso térreo. No primeiro pavimento está a sinagoga (espaço litúrgico), e no segundo, o auditório (palestras). O terceiro pavimento contém salas de aulas para cursos, toalete, sala de reunião e espaços administrativos. Já a cobertura é um terraço que pode abrigar cursos e atividades ao ar livre.

Isay Weinfeld

contemporâneo

escultura em fibra de vidro

Área: 395 m²