O medo da salvação

Yulier Rodriguez

Diez de Octubre, Cuba

“Ciudad Corona” é o projeto artístico do grafiteiro cubano Yulier Rodriguez, que se propõe a retratar angústias e medos coletivos no contexto da pandemia de coronavírus que está ocorrendo na ilha. Nesta ocasião, Yulier usou o terreno baldio de uma casa no município de Diez de Octubre, cujas paredes, fachadas e cercas se tornaram o suporte para as novas obras do artista. O trabalho do grafiteiro é conhecido pela expressividade dos rostos que desenha, descritos pelos críticos como “retratos da alma”.

Nas pinturas de “Ciudad Corona”, Yulier exagera o expressionismo com o qual está acostumado a descrever a realidade nacional. O artista comenta à CubaNet: “Geralmente meu trabalho fala sobre o país, mas agora tento cobrir o sofrimento global, a dor causada pela morte pela pandemia de coronavírus no mundo.”

Até agora, a galeria improvisada tem uma série de oito pinturas concluídas. Outro está pendente de retoques finais. No novo projeto, o grafiteiro se apoia nas sombras do preto para expressar a dor dos seres humanos com o avanço do COVID-19.  Yulier não sabe se o projeto progredirá nos próximos dias, já que o avanço da pandemia pode levar o governo a declarar um toque de recolher em todo o país, como último recurso para contenção do COVID-19. Antecipando o fechamento, o artista apresentou a pintura grafitada intitulada “Hope”, sua primeira luz de otimismo em um ambiente desanimado. “Apesar da terrível imagem da morte, que não distingue as classes sociais, há uma chama de esperança; Eu o expresso com o símbolo da flor que meus personagens às vezes seguram ”, explicou o artista. No ponto exato em que a linha de trem atravessa a calçada de Luyanó, o grafiteiro iniciou o projeto que promete deixar uma marca artística da passagem do coronavírus por Cuba.

Artista

Yulier Rodriguez

Estilo

expressionismo

tinta sobre a parede

Data

Criação: 2020

Loading...