Obelisco do Piques

José Wasth Rodrigues

Mestre Vicentinho

Victor Dubugras

Obelisco do Piques - Consolação, São Paulo - SP, Brasil

Segundo a reportagem do tab UOL: O “Obelisco de Piques” foi erguido em 1814, ao lado de um mercado a céu aberto, onde também eram traficadas pessoas negras. “É outro monumento que apenas ignora a história. Quando as pessoas descobrem, ficam muito chocadas”, conta a antropóloga Raissa Albano, que junto ao coletivo Cartografia Negra, conduz passeios em territórios negros do centro

Também numa entrevista em vídeo para a Folha, o coletivo conta que até o fim século XIX, aconteciam leilões de pessoas escravizadas e no Bexiga (SP) os negros se aquilombavam, por isso, tentaram impedir a passagem até o bairro.

A matéria da “São Paulo Antiga” narra um pouco mais da história do Obelisco, que tem início em 1814 quando “(…) o governo determinou a construção de uma nova estrada para facilitar a comunicação do interior paulista com a cidade. Tão logo foi incumbido desta função, o engenheiro Daniel Pedro Müller propôs não apenas a criação da estrada, mas também a construção de um largo no alargamento das ladeiras da Palha e do Piques.  A ideia era que juntamente deste largo, também fosse construído um chafariz (algo comum na São Paulo daquela época) e de um obelisco dedicado “a memória do zelo do bem público”. Enquanto o monumento seria um marco para a cidade, por ser o primeiro da cidade, o chafariz serviria não apenas para fornecer água aos moradores no entorno do largo, mas também para que burros e cavalos ao adentrar a cidade pela nova estrada pudessem se reestabelecer da longa jornada. (…)”

 

Artista

José Wasth Rodrigues

Mestre Vicentinho

Victor Dubugras

Estilo

azulejo

Data

Criação: 1814

Loading...