Monumento ao Primeiro Centenário do Paraná

Poty Lazarotto

R. Paula Gomes, 33 - Centro, Curitiba - PR, Brasil

Encomendado pelo então governador, Bento Munhoz da Rocha Neto, o mural foi elaborado em parceria com Erbo Stenzel e Humberto Cozzo, e batizado de “1º Centenário de Emancipação Política do Paraná“. Segundo o site Curitiba Space: “o desenho apresenta a evolução histórica do Paraná, dividida em, pela ordem: garimpeiros, jesuítas, bandeirantes, assembleia, tropeiros, navegação fluvial e primeiro governo da província.”

O muralista curitibano do século XIX, Poty Lazarotto, espalhou sua arte por diversas cidades do Brasil e do exterior, incluindo murais em Portugal, na França e na Alemanha.. Em agosto de 2014, algumas de suas obras foram tombadas pelo Conselho Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (CEPHA) e reconhecidas como Patrimônio Cultural do Paraná. As obras, com este reconhecimentos, são as localizadas em áreas públicas, como os painéis do Palácio Iguaçu e do Teatro Guaíra.

Suas obras também podem ser vistas em diversos locais públicos de Curitiba, como os painéis do pórtico do Teatro Guaíra, no saguão do Aeroporto Afonso Pena, na Praça 29 de Março , na Praça 19 de Dezembro (como essa do Monumento ao Primeiro Centenário do Paraná) e na Torre da Telepar.

Artista

Poty Lazarotto

Estilo

azulejo

Mural

Dimensão

Área: 90 m²

Largura: 30 m

Altura: 3 m

Data

Criação: 1953

Loading...