Bicho sujo é o povo

Leonardo Mareco

Praça Das Águas - Chácara Cachoeira, Campo Grande - MS, Brasil

Trabalho realizado pelo artista campo grandense, Leonardo Mareco, em Campo Grande. Localizada em uma área nobre da cidade, chama atenção o abandono e o descaso, tanto por parte do poder público como também pela população. Caminhando pela praça é possível encontrar facilmente lixo humano, principalmente na beira do córrego, os resíduos descem a correnteza e acabam ficando presos nas pedras e na barragem. Embalagens de produtos diversos; latas de cerveja, garrafa pet, garrafas de vidro e até brinquedos e roupas, tudo isso na margem do córrego Prosa.

Com o intuito de conscientizar os frequentadores do local, na intervenção “Bicho sujo é o polvo”,  um polvo segura embalagens de produtos industrializados, assim como também um pneu, fixados rentes à correnteza da água dando a impressão de que o animal esteja boiando sobre as águas do Prosa, fato que causa algum tipo de estranhamento, pois o polvo é um animal exclusivo dos mares, vivendo somente em águas salgadas.

As intervenções urbanas de Mareco proporcionam debates sobre questões que permeiam a própria vivência social do artista, contendo principalmente temas de cunho político. Tendo como foco principal de sua pesquisa a linguagem do lambe-lambe, Leonardo Mareco explora e estuda as superfícies urbanas que a cidades proporcionam, levando seu olhar crítico para as ruas fomentando debates acerca das diversas problemáticas da sociedade contemporânea.

Loading...