Museu da Casa Brasileira

Wladimir Alves de Souza

Museu da Casa Brasileira (MCB) - Avenida Brigadeiro Faria Lima - Jardim Paulistano, São Paulo - SP, Brasil

O Museu da Casa Brasileira é um equipamento da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado, criado em 1970 com a denominação Museu do Mobiliário Artístico e Histórico Brasileiro, com interesses direcionados ao estudo da casa e do morar no Brasil. Em novembro do mesmo ano, a denominação da instituição foi alterada para “Museu da Cultura Paulista — mobiliário artístico e histórico brasileiro” e seu campo de atuação foi ampliado, para tornar o museu um centro de estudos, destinado à pesquisa da evolução material da cultura de São Paulo  e do Brasil.  A  nova denominação gerava uma vasta possibilidade de objetivos, dificultando a definição do perfil da instituição, causando um longo debate entre os conselheiros. Em 1971, por sugestão do então diretor Ernani da Silva Bruno e com apoio de conselheiros como Sérgio Buarque de Holanda, teve sua denominação alterada para Museu da Casa Brasileira em março de 1971.

Temporariamente instalado em um casarão na Alameda Nothmann, no bairro Campos Elíseos, em 1972, o museu transferiu-se delinitivamente para o Solar Crespi Prado, na antiga rua Iguatemi, atual avenida Brigadeiro Faria Lima. O Solar, projetado pelo arquiteto paraense Wladimir Alves de Souza e reproduzindo as linhas do Palácio Imperial de Petrópolis, foi construído na década de 1940, originalmente para abrigar o casal Renata Crespi Prado e Fábio da Silva Prado, ex -prefeito de São Paulo (1934- 1938) e protagonista de transformações urbanísticas e culturais da cidade .

A construção do Solar integra a expansão urbana da primeira metade do século XX em São Paulo, quando a elite da cidade deixou o centro para viver nas cercanias do rio Pinheiros.

Wladimir Alves de Souza

neoclassico