MIS SP

Dan Juan Antonio

Roberto Fasano

Museu da Imagem e do Som - MIS Unidade Jardim Europa - Avenida Europa - Jardim Europa, São Paulo - SP, Brasil

O Museu da Imagem e do Som, equipamento da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, foi criado em 29 de maio de 1970. Na época, a ideia era construir um museu que preservasse e produzisse a imagem e o som, conceito este que tomou forma após a  inauguração do MIS do Rio de Janeiro, concebido pelo jornalista Carlos Lacerda, em 1961. Contaminado pelo ideal fluminense, o então governador de São Paulo, Abreu Sodré, incumbiu o jornalista Luiz Ernesto Kawall de organizar o similar paulista. Com uma comissão formada por  destacados profissionais do cinema e do jornalismo — do qual constavam personalidades como o crítico Paulo Emílio Salles Gomes e o professor da USP Rudá de Andrade — a iniciativa foi posta em marcha.

Antes de se instalar no atual endereço da Avenida Europa, o MIS percorreu regiões como Campos Elíseos, Avenida Paulista e Itaim. Porém, para garantir a estabilidade do espaço físico do MIS, o Estado encontrou o imóvel residencial pertencente desde os anos 1960 ao industrial Affonso Giaffone, construído  para moradia dele e sua família.  O edifício tinha a face da Avenida Europa murada e cercada por um imenso jardim, onde fica atualmente o estacionamento do MIS. Assim, numa Avenida Europa que ainda não abrigava estabelecimentos comerciais, foram iniciadas reformas de adequação técnica. Em 27 de fevereiro de 1975, com a exposição Memória paulistana, o Museu da Imagem e do Som finalmente abriu suas portas para o público em sua sede permanente em São Paulo. Organizada por Rudá de Andrade, diretor técnico do MIS entre os anos de 1970 e 1981, a mostra representou um importante resgate histórico-cultural da memória da capital paulista por meio de fotografias da cidade.

Desde  então, o MIS  readequou seus  espaços, tendo passado por uma grande reforma antes de reabrir em 2008. O incremento de sua programação é uma constante na missão no Museu, que sempre busca aumentar o acesso aos bens culturais em sua pluralidade e criar novos olhares e releituras não apenas para as obras de arte, mas também para o papel do museu na sociedade. Caminha em consonância com as novas linguagens da arte contemporânea e direciona suas ações para criar um ambiente cultural efervescente com olhar para a memória e para o novo que surge a cada dia, com programação intensa nas áreas de artes visuais, fotografia, cinema e música, além de uma ampla grade de cursos.

MIS Experience

Construído em um galpão de 2 mil metros quadrados e 10 metros de pé direito, o MIS Experience é o mais novo espaço do Museu da Imagem e do Som (MIS) — instituição da Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo que traz para a cidade de São Paulo um novo conceito de exposições culturais.

O MIS Experience foi inaugurado no dia 02 de novembro de 2020, com o objetivo de proporcionar a realização de exposições imersivas que se utilizem de novas tecnologias, levando o público a interagir de maneira diferente com artistas e suas obras de arte.

A abertura do espaço aconteceu com a exposição Leonardo da Vinci – 500 Anos de um Gênio, uma experiência imersiva, que possibilita ao visitante conhecer a vida e o legado de Da Vinci por meio de uma exclusiva galeria com projeções, capaz de promover uma experiência interativa.

Dan Juan Antonio

Roberto Fasano