Museu da Língua Portuguesa

Charles Henry Driver

Estação da Luz - Centro Histórico de São Paulo, São Paulo - SP, 01120-010, Brasil

O Museu da Língua Portuguesa é uma instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, inaugurado em 20 de março de 2006, no prédio da Estação da Luz, em São Paulo. A Estação, projetada pelo arquiteto britânico Charles Henry Driver e construída pela São Paulo Railway no final do século XIX, era um dos principais pontos de passagem dos imigrantes que chegavam ao país.

Até hoje é um espaço dinâmico de contato e convivência entre várias culturas e classes sociais, abrigando, além da estação de trem que conecta o centro de São Paulo a vários bairros e cidades, também duas movimenta das estações de Metrô. Com isso, a Estação da Luz é ponto de encontro e cruzamento entre culturas e sotaques do Brasil e do Mundo.

O prédio sofreu dois incêndios, sendo um em 1946 e o segundo em dezembro de 2015. Em ambos, toda a ala oeste foi preservada, sendo mantidos, portanto, a arquitetura, pisos e adornos origina is de 1901. A adaptação interna para receber o Museu da Língua Portuguesa em 2006 foi projeto do mais importante arquiteto brasileiro da atualidade, Paulo Mendes da Rocha. Ele propôs a conciliação dos espaços expositivos com uma infraestrutura moderna (computadores, sistema de ar-condicionado e elevadores) combinada aos ambientes que preservaram as características originais do edifício.

A reconstrução do Museu e restauro da Estação da Luz, após o incêndio de 2015, teve suas obras divididas em três fases: restauro das fachadas e esquadrias; reconstrução da cobertura destruída pelo incêndio e recuperação dos espaços internos. O novo projeto incorpora melhorias de infraestrutura e segurança contra incêndios para além das normas em vigor atualmente.

Em paralelo ao trabalho de reconstrução do Museu, houve o restauro do saguão e as bilheterias do térreo da Estação da Luz, incluindo a pintura original de 1901, da chamada “bilheteria histórica”. Um dos primeiros museus totalmente dedicado a um idioma, o Museu da Língua Portuguesa celebra a língua como elemento fundador e fundamental da nossa cultura.