Cumbe

Emol

Cumbe, Aracati - CE, Brasil

Mural feito pelo artista Emol no Quilombo do Cumbe, Aracati – Ceará. Segundo Emol: “‘Cumbe’, palavra de origem africana que em alguns países latino americanos significa quilombo.
Atualmente os empreendimentos da carcinicultura (técnica de criação de camarões em viveiros) intensificam a ameaça ao modo de vida da comunidade tradicional no Cumbe. Criam conflitos entre os próprios moradores, poluem as águas e desmatam o mangue, constituindo uma ameaça ambiental, cultural e socioeconômica na região.”
Na intervenção que fez em um dos muros da comunidade está o caranguejo, símbolo do mangue, com o ideograma Akoben pairando sobre sua cabeça (Akoben: chifre da guerra, simboliza a vigilância). Alguns moradores locais nomearam a pintura como “o caranguejo guerreiro pronto pra guerra”.