Casarões da Alameda Cleveland e Residência Vizinha

Francisco de Paula Ramos de Azevedo

Alameda Cleveland, 601 - Campos Elíseos, São Paulo - SP, Brasil

Casarão da Alameda Cleveland e residência vizinha compõem um conjunto de duas construções antigas localizadas na região dos Campos Elíseos da cidade de São Paulo. Atualmente o casarão pertence à Fundação de Energia e Saneamento e após restauração e tombamento realizado no ano de 2002, abriga as instalações do Museu de Energia Elétrica de São Paulo. Idealizado pelo renomado arquiteto Ramos de Azevedo, no século XIX, apesar de se localizar em um bairro residencial de elite, a construção possui bastante elementos do estilo eclético, porém com predominância de características da arquitetura europeia.

O primeiro proprietário do casarão de nº 601 foi Antônio de Lacerda Franco que o vendeu a Henrique Santos Dumont em 1894. Em 1926, Blandina Ratto o adquiriu para instalar o Colégio Stafford, acrescentando-lhe novas construções. Após a desativação da escola em 1951, foi ocupado pela Sociedade Pestalozzi de São Paulo. Entre 1983 e 2001, o imóvel foi sucessivamente invadido e, atualmente, encontra-se sob a responsabilidade da Fundação Patrimônio Histórico da Energia de São Paulo.

O edifício principal, de característica eclética, apresenta grandes espaços e altos pés-direitos. Internamente, a maioria dos pisos é de assoalho e praticamente todas as paredes possuem pinturas decorativas. A casa vizinha, de no 617, apesar de dimensões mais modestas, é representativa no conjunto dos imóveis preservados do bairro dos Campos Elíseos.

Fonte Fundação Patrimônio Histórico da Energia de São Paulo e CONDEPHAAT

Artista

Francisco de Paula Ramos de Azevedo

Estilo

Eclético

Data

Criação: 1894

Loading...