Anarkia Boladona

Anarkia Boladona, nome artístico de Panmela Castro, é uma graffiteira e artista plástica brasileira. Natural da Penha, no subúrbio do Rio de Janeiro-RJ, É formada em pintura pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro e mestre em processos artísticos contemporâneos pelo Instituto de Artes da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
Considerada um dos maiores nome do graffiti brasileiro, Anarkia constrói seu trabalho com um misto de influências adquiridas por sua vivência nas ruas. O pixo e a estética underground unidos à exploração de temas como feminismo, sexualidade e dinâmicas de poder garantiram a artista uma ampla repercussão internacional, tendo Anarkia sido escolhida pelo “Daily Beast” site do grupo da revista norte-americana Newsweek, umas das 150 mulheres que agitam o mundo em 2016.
A artista também é fundadora do projeto “Grafite Contra a Violência Doméstica” que conscientiza comunidades carentes de sua cidade sobre o problema. Mais recentemente, Anarkia Boladona participou também da ilustração do livro e posterior exposição na Pinacoteca do Estado de São Paulo intitulada “Enciclopédia Negra”.

Origem: Rio de Janeiro / Brasil

Loading...