Antonietta Tordino
Antonietta Tordino é ceramista, pintora e escultora. Formada pela Faculdade de Artes Santa Marcelina-FASM/SP em Artes Plásticas e Especilização em História da Arte. Recebeu do Prof. Jorge F. Chiti o certificado de Instrutor Internacional de Cerâmica, pela Fundação Condorhuasi- Bueno Aires/Argentina.
Docente titular de Cerâmica e materiais Expressivos e Técnicas de Utilização na Universidade Santa Cecília- UNISANTA de 1979 a 2007/Santos/SP. Docente Titular também de Folclore de 2004 a 2005.
Conselheira eleita da Associação Brasileira de Cerâmica de 2004 a 2009.
Presidente da Comissão de Artes Plásticas e do Conselho de Artes e Ciências Humanas da Secretaria Estadual de Cultura-SMC/SP, de 1998 a 2000; membro desta Comissão de 1995 a 2000; Presidiu o Sindicato Nacional dos Artistas Plásticos –SINAP-ESP-AIAP/UNESCO e é Membro Executivo da Associação Internacional de Artes Plásticas- AIAP filiada a UNESCO de 1995 a 2016. Nomeada Presidente honorária desde então.
.
Em 2014 a grande conquista do Sindicato Nacional dos Artistas Plásticos foi o reconhecimento da profissão e não atividade do artista plástico para o Ministério do Trabalho.
Eleita Coordenadora geral da Região da América Latina e Caribe na XVI Assembléia Geral da Aiap, realizada em setembro de 2005, Hefei- China.
Eleita Conselheira Honorária por unanimidade da AIAP-UNESCO, abril 2011, Guadalajara/México.
A Sra. Antonietta Tordino representou o Brasil na 18ª Assembléia Geral da Aiap/Unesco como Fiscal da Região da América Latina e Caribe,e Congresso Mundial da Condição do Artista. Na ocasião recebeu o prêmio de Conselheira Honorária da Aiap/Unesco, em Pilsen- na República Tcheca em outubro/15. Pílsen em 2015 foi a capital européia da Cutura.
Artista representante brasileira da Ariane-Essor Association – Paris França, desde 1997, que realiza diversos eventos pelo mundo. Membro da Academia de Letras, Ciências e Artes da AFPESP, cadeira nº 10, desde agosto/2006.
Recebeu o Colar Guilherme de Almeida, Câmara municipal de São Paulo, 2016.
Membro do Conselho Brasileiro de Entidades Culturais.
Exerce a função de Curadora e membro de Júri em Bienais,Concursos, Exposições e Salões de Arte, Nacionais e Internacionais. Participou de diversas exposições nacionais e internacionais, desde 1954 e alcançou vários prêmios e Salas Especiais; possui.trabalhos em importantes Museus e Coleções nacionais e internacionais.
Monumento Árvore das Américas
Praça Pan Americana - Alto de Pinheiros, São Paulo - SP, Brasil