Antônio Francisco de Lacerda
Antônio Francisco de Lacerda nasceu em Salvador, em 1º de outubro de 1834.
Era filho do comerciante português Antonio Francisco de Lacerda, titular da empresa Antônio de Lacerda & Cia. Chegou na Bahia por volta de 1820 e estabeleceu-se em Valença, onde montou uma fábrica de tecidos.
Lacerda fundou a Companhia de Transportes Urbanos. Em 1869, seus bondes, de tração animal, faziam o percurso do Largo da Piedade ao Largo da Vitória.
A história de seu mais famoso empreendimento, o Elevador que leva o seu nome, é um capítulo à parte da Engenharia nacional. Chamavam de utopia. Ao ser inaugurado, em 1873, era o mais alto elevador público do mundo. O alto custo de sua execução, entretanto, nunca se pagou.
Por suas realizações recebeu muitas homenagens e vários títulos, como a de Cavalheiro da Ordem de Cristo, Comendador da Imperial Ordem da Rosa e Cônsul Honorário da Bélgica na Bahia, nomeado pelo rei Leopoldo II, da Bélgica. Recusou o título de Barão de Lacerda oferecido pelo Imperador D. Pedro II, alegando falta de condições para sustentá-lo.
Além de empresário, Lacerda era um filantropo e cientista da época. Publicou vários artigos científicos e foi laureado duas vezes pela Societé d’Acclimatation de Paris. Construiu a Capela Nossa Senhora das Vitórias (Pupileira) e criou uma escola para crianças pobres, entre outras contribuições.
Fonte: Cidade do Salvador
Nascimento: 01/10/1834
Falecimento: 02/08/1885
Origem: Salvador / Brasil