George Struikelblok

George Struikelblok é um pintor do Suriname. Trabalhou como professor na Nola Hatterman Art Academy e foi presidente da Federação de Artistas Visuais do Suriname (FVAS).

Struikelblok frequentou a Nola Hatterman Art Academy em sua cidade natal, de 1987 a 1991, depois a Edna Manley School of Visual and Performing Arts na Jamaica de 1997 a 1999 e várias oficinas (aquarela, pintura decorativa, serigrafia, cerâmica e gravura) de 1992 a 1995. Ele trabalhou como professor na Academia de Arte Nola Hatterman (1990-2002), desde 1993 é membro da “Art 2000”, uma organização para jovens artistas do Suriname e desde 2004 presidente interino da FVAS (Federação de Artistas Visuais do Suriname).

George Struikelblok pode ser considerado uma nova geração de artistas do Suriname, muitos dos quais receberam educação na Jamaica: o um pouco mais velho Rinaldo Klas e seus colegas Humphrey Tawjoeram e Wilgo Vijfhoven. Seu trabalho é abstrato, mas sem abandonar completamente o figurativo. Ele usa tintas acrílicas e a óleo em tons terra e pastel, às vezes muito coloridos (como em sua série sobre a aranha Anansi), e inclui textos em quase todas as suas pinturas. A perda de seu pai (que morreu antes de seu nascimento) teve um papel importante na vida de Struikelblok: morte e amor são seus temas regulares. Em suas próprias palavras, ele costuma usar uma figura masculina simples para expressar o sofrimento do pai morto e, como símbolo da divisão entre vida e morte, ele usa cercas de zinco. Suas pinturas, portanto, trazem títulos como Desaparecidos.

Expôs no Suriname, Holanda, Guiana, Jamaica, Trinidad, São Cristóvão / Nevis, Brasil, Suíça e Estados Unidos.

Em 2015, ele abriu sua galeria e centro educacional G-Art Blok em Paramaribo.

Nascimento: 22/09/1973

Origem: Paramaribo / Suriname

Obra sem título

Escultura

Jourilaan, Paramaribo, Suriname

De Kotomisi

Escultura

Amsterdam, Países Baixos

Loading...