Priscila Barbosa
Priscila Barbosa é artista visual, muralista e ilustradora paulistana. É graduada em Artes Visuais pela Belas Artes e possui extensões em Masculinidades Contemporâneas, Feminismo Pós-colonial na América Latina e O Estado e o Corpo, todos pela PUC/SP.
Desenvolve um trabalho que investiga a iconografia da mulher revolucionária contemporânea com foco na América Latina. Por meio de retratos de diferentes corpos de mulheres propõe percepções críticas sobre padrões estéticos e comportamentais vigentes, uma estratégia de enfrentamento e questionamento das relações de poder.
Contrapõe corpos de mulheres latinas à referências de poses e cenas da arte clássica europeia como ponto de questionamento do papel de musa ou objeto de estudo, imposto – em diferentes medidas – para as mulheres ao longo da história da arte.
Reivindica o reconhecimento das mulheres como seres intelectuais, autoras, artistas e, consequentemente, agentes diretas de mudanças culturais, sociais e políticas. Reconhecimento que passa também pela investigação de tradições ancestrais e questionamentos relacionados à atribuição de tarefas de cuidado e criação, representadas pelos elementos botânicos e anatômicos. Produz, assim, registros sensíveis de corpos com potencial poético, afetivo e revolucionário.
Origem: São Paulo / Brasil