Sergio Free

Sérgio Free é natural do sul da Bahia, Sérgio viveu às margens do Rio de Contas até seus 5 anos, em um ambiente simples e humilde. Chegou em São Paulo em 1986 e conheceu um mundo de valores distintos daqueles impressos em sua personalidade.

Ainda criança, no bairro do Tucuruvi, na Zona Norte de São Paulo, onde foi criado, começou a perceber e valorizar a arte urbana, por meio das pichações que via nos muros, enquanto fazia pequenos trajetos pelo bairro. Sem conhecer o conceito de arte, e inspirado nas pichações, começou a riscar paredes pela vizinhança com caneta hidrocor. Nessa época, ele não via graffiti pela cidade, apenas pichações e alguns grapixos (pichações contornadas).

Aos 8 anos, ajudou em um grapixo de uns pichadores do bairro, sua primeira oportunidade de aprender. Pintando o muro de branco para que os pichadores fizessem seu grapixo, só percebeu que aquilo que ele gostava e admirava não era bem-visto por todos quando a polícia levou todos os rapazes.

Em 1996, entrou para a gang dos APACHES e seguiu representando suas influências até o final da década de 90.

Formado em Biologia, com especialização em Ecologia de dinâmicas de comunidades, trabalhou na parte prática de experimentos científicos em florestas tropicais. Correlacionava seu estudo observacional no pixo com as teorias ecológicas de dinâmicas de comunidade, como nicho ecológico, competição, disputa por espaço etc.

A partir de 2005, começou a trabalhar com arte, criando logotipos e negociando artes para estampas em uma marca que criou com uma turma de amigos skatistas, sendo o skate foi seu principal “esporte” em toda essa trajetória.

Começou a fazer grapixo e assim iniciando os estudos das técnicas de pintura, preenchimento, contorno e recorte. Sérgio criou um personagem em comum em suas obras, um palhaço ao estilo Bozo, para tentar expressar de forma mais clara o mesmo sentimento de quando riscava seu letreiro, colocando o personagem em situações do cotidiano e fantasiosas.

Hoje, Sergio Free pinta com spray, tinta acrílica e caneta hidrocor.

Origem: São Paulo / Brasil

Bienal do Graffiti 2018

Street Art

Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 - Barra Funda, São Paulo…

Bienal do Graffiti 2018

Escultura

Memorial da América Latina - Avenida Auro Soares de Moura Andrade -…

Loading...