Casa das Rosas

Francisco de Paula Ramos de Azevedo

Casa das Rosas - Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura - Avenida Paulista - Bela Vista, São Paulo - SP, Brasil

A mansão, que fica no coração de São Paulo na Avenida Paulista, foi concluída em 1935. Lá, os herdeiros de Ramos de Azevedo viveram até meados dos anos 1980. O museu Casa das Rosas, pertencente à Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, e está localizado num imóvel tombado como patrimônio histórico, remanescente da época em que a via mais emblemática da cidade, a Avenida Paulista, era eminentemente residencial. O casarão é um dos poucos sobreviventes da verticalização da cidade de São Paulo ocorrida a partir de meados do século XX. O projeto é do arquiteto Francisco de Paula Ramos de Azevedo, como um presente para a sua filha Lúcia e seu genro Ernesto Dias de Castro.

Em meados dos anos 80, ameaçado de demolição, o casarão foi preservado em ação inédita no Brasil: na parte do terreno que dá para a Alameda Santos, foi liberada a construção de um moderno edifício comercial, enquanto a casa foi restaurada e transformada pelo Estado de São Paulo em espaço cultural, inaugurado no ano do centenário da Avenida Paulista, 1991.

Desde 2004, a Casa das Rosas tem como patrono Haroldo de Campos, poeta, crítico, ensa ísta e tradutor que foi, em toda sua trajetória, um escritor identif ica do com as vanguardas, inovador em todos os campos nos quais atuou.

É a partir das relações entre o passado, o presente e o futuro, bem como da ideia de renovação continuada — considerando-se o papel de Haroldo de Campos e da própria Casa como Patrimônio —, que se define a estratégia de ação para exposições e programação cultural e educativa: reforça-se, assim, a vocação do Museu como aglutinador de tendências e de representações diversas da produção criativa, crítica e reflexiva de nossa era. Para tanto, o foco é o acervo da Casa, ou seja, o próprio edifício e a biblioteca de Haroldo, entre outros itens, e a produção  literária  e poética  ao longo do tempo.

A Casa das Rosas vem, a cada ano, se consolidando como um espaço eclético destinado à literatura e à sua relação com outras  artes, com  cursos,  exposições, visitas mediadas, atividades educativas e eventos diversos, como apresentações e recitais.

 

 

Artista

Francisco de Paula Ramos de Azevedo

Estilo

Eclético

Data

Criação: 1991

Loading...