Casa Guilherme de Almeida

Silvio Jaguaribe Eckmann

Rua Macapá, 187 - Sumaré, São Paulo - SP, Brasil

Equipamento da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo inaugurado em março de 1979, o museu biográfico e literário Casa Guilherme de Almeida abriga um acervo composto de objetos que pertenceram ao poeta, tradutor, jornalista e advogado paulista Guilherme de Almeida (1890-1969), um dos mentores do movimento modernista brasileiro. A instituição funciona na residência onde o poeta viveu de 1946 até o ano de sua morte.

A Casa Guilherme de Almeida resultou da aquisição, pelo Estado de São Paulo, do imóvel que o poeta construiu para sua residência, bem como de todo o acervo que ele abrigava, formado pelos objetos pertencentes a Guilherme e a sua esposa, Baby de Almeida.

O sobrado de aproximadamente 240 m*, situado na rua Macapá, no alto do Pacaembu, foi projetado pelo arquiteto Sylvio Jaguaribe Ekman em 1944 e teve sua construção finalizada em 1946, mesmo ano em que o casal passou a habitá -lo.O imóvel é tombado pelo Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo (CONPRESP), e pelo CONDEPHAAT – Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo, tombamento este que inclui parte do acervo do museu.

O acervo da Casa Guilherme de Almeida é constituído por uma significativa coleção de obras de arte (gravuras, desenhos, esculturas, pinturas), em grande parte oferecidas ao poeta pelos principais artistas do modernismo brasileiro, como Anita Malfatti, Tarsila do Amaral, Emiliano Di Cavalcanti, Lasar Segall e Victor Brecheret. A ampla e diversificada biblioteca do escritor é outro atrativo da Casa, assim como a hemeroteca e o arquivo fotográfico. O mobiliário e os objetos decorativos, cuidadosa e seletivamente recolhidos por Guilherme e sua esposa, Baby de Almeida, compõem, também, um raro conjunto. No museu encontram-se, ainda, vestígios de um movimento da história de São Paulo em que a figura do poeta obteve grande destaque: a Revolução Constitucionalista de 1932.

Após cerca de três anos fechado ao público na década de 2000, para adequações, o museu foi reaberto em 11 de dezembro de 2010.

A Casa Guilherme de Almeida — que tem como objetivos centrais preservar o legado e a memória do poeta, bem como promover o conhecimento de sua obra — oferece ao público intensa programação cultural, relacionada ao amplo campo de atuação de Guilherme, incluindo-se cursos, oficinas, palestras, mesas-redondas e recitais. Desde março de 2014, a Casa Guilherme de Almeida conca com um espaço complementar na Rua Cardoso de Almeida, 1943, nas imediações do museu. O Anexo abriga parte da administração, reserva técnica, acervo arquivístico, laboratório de restauro de livros e salas de aula destinadas aos cursos e outros eventos, além de uma sala de cinema, a Sala Cinematographos, destinada a exibições comentadas de filmes e cursos da área.

Artista

Silvio Jaguaribe Eckmann

Estilo

Eclético

Dimensão

Área: 350 m²

Largura:

Altura:

Data

Criação: 1979

Loading...