Rua Bento Freitas, 88 - Vila Buarque, São Paulo - SP, Brasil
No final do século XIX, o adensamento das área central da cidade de São Paulo influenciou o surgimento de novos bairros como o dos Campos Elíseos, Higienópolis e Vila Buarque. Neles se instalaram, de modo geral, famílias ricas ou de classe média. A Vila Buarque surgiu de um loteamento implantado, por volta de 1890, na antiga Chácara que pertenceu ao marechal José Arouche de Toledo Rendon.
Estas casas foram construídas para alugar. Era muito comum à época, que famílias com maior poder aquisitivo construíssem casas como estas para locação, garantido uma renda extra e segurança financeira para os herdeiros.
Neste bairro, nas junções das Ruas Bento Freitas e Santa Isabel, foi construído, em 1897, o conjunto de três casas de aluguel, uma de esquina e duas geminadas, de conformação neoclássica, implantadas no alinhamento frontal do lote e com porão habitável. São casas de alvenaria de tijolos, com pisos e forros de madeira. As elevações são tratadas com platibandas profusamente ornamentadas com medalhões e balaustradas, e janelas encimadas por frontões triangulares e curvos, únicas partes ainda íntegras dos imóveis.
Fonte Sonia de Deus Rodrigues e Vera Martins, CONDEPHAAT e São Paulo Antiga