Centro Cultural São Paulo

Eurico Prado Lopes

Luiz Telles

Centro Cultural São Paulo - Rua Vergueiro - Paraíso, São Paulo - SP, Brasil

Inaugurado em 1982, o Centro Cultural São Paulo é um dos primeiros centros culturais multidisciplinares do país. A concepção do centro cultural foi baseada em extensa pesquisa para entender o que significava o acesso à informação em um país como o Brasil. O edifício foi projetado com o objetivo de facilitar ao máximo o encontro do usuário com aquilo que seria oferecido no centro cultural. Dessa maneira, a arquitetura do prédio não obedeceu a padrões pré-estabelecidos, privilegiando as dimensões amplas e as múltiplas entradas e caminhos.

O projeto, concebido nos anos 1970 por uma equipe de arquitetos liderados por Eurico Prado Lopes e Luiz Telles, teve referências de grandes centros culturais multidisciplinares internacionais e contou com uma extensa pesquisa sobre as condições de acesso e proximidade com a cultura da população paulistana. O objetivo foi permitir o máximo de contato entre o frequentador e tudo o que é oferecido em seus 46.500 m².

O Centro Cultural São Paulo começou a ser construído nos últimos anos da ditadura no Brasil. A proposta de valorizar o aspecto multidisciplinar dos espaços e evitar a compartimentação foi alvo de muitas polêmicas. Nas palavras do arquiteto Luiz Telles: “Ficávamos de prontidão, para ver com o que iam implicar. Não que fôssemos subversivos, os outros é que eram retrógrados”.

Eurico Prado Lopes

Luiz Telles