Centro de Cultura Popular Domingos Vieira Filho

Rua do Giz, 221 - Praia Grande, São Luís - MA, 65010-680, Brasil

O Centro de Cultura Popular Domingos Vieira Filho (CCPDVF) é um centro cultural localizado na Rua do Giz, na cidade de São Luís do Maranhão, em seu Centro Histórico

O CCPDVF é dividido em 4 pavimentos do circuito de exposição permanente. No pavimento térreo encontram-se temáticas relacionadas às Religiões de Matriz Africana. No segundo pavimento, no 1° andar, está exposta a exposição sobre o Divino Espírito Santo e o Carnaval de São Luís. No pavimento superior, 2° andar, encontra-se a exposição sobre o Bumba-Meu-Boi e o Circuito Natalino. No último pavimento, o sótão, apresenta-se a devoção a São José de Ribamar, o padroeiro do Maranhão, e São Raimundo Nonato dos Mulundus, festejo realizado na cidade de Vargem Grande.

Instalado em um sobrado de três pavimentos, do século XIX, seu nome é uma homenagem ao escritor e pesquisador da cultura maranhense Domingos Vieira FIlho. Foi criado em 1982, a partir do Museu do Folclore e Arte Popular e da Biblioteca do Folclore.

colonial

Criação: 1982