Avenida Rangel Pestana, 1482 - Brás, São Paulo - SP, Brasil
O E.E. Romão Puggari, criado por decreto de 8 de agosto de 1894,o foi o primeiro Grupo Escolar do Braz. Instalado no dia 15 do mesmo mês e ano, em prédio de propriedade do Estado projetado por Ramos de Azevedo, dispunha de 16 salas de aula. Este Grupo Escolar distinguia-se pelo número elevado de classes, provavelmente decorrente da alta demanda escolar da capital.
Sofreu reformas a partir de 1926, devido a um incêndio ocorrido em suas instalações.
O E.E. Romão Puggari é uma das integrantes de conjunto de 126 escolas públicas construídas pelo Governo do Estado de São Paulo entre 1890 e 1930 que compartilham significados cultural, histórico e arquitetônico. Essas edificações expressam o caráter inovador e modelar das políticas públicas educacionais que, durante a Primeira República, reconheceram como inerente ao papel do Estado a promoção do ensino básico, dito primário, e a formação de professores bem preparados para tal função. Quanto às políticas de construção de obras públicas, são representativas pela estruturação racional de se instalar edificações adequadas ao programa pedagógico por todo o interior e capital do Estado.
Destaca-se a qualidade do conjunto caracterizado pela técnica construtiva simples, consolidando o uso de alvenaria de tijolos e por uma linguagem estilística que simplificou os atributos da tradição clássica acadêmica. A organização espacial era concebida incorporando preceitos e recomendações de higiene, insolação e ventilação previstos na cultura arquitetônica que vinha se firmando desde o século XIX. O programa pedagógico distribuía essencialmente salas de aulas ao longo de eixos de circulação em plantas simétricas. Aos poucos se firmaram em projetos arquitetônicos padronizados que se repetiam com pouca ou nenhuma variação em mais de um município.