R. João Brícola, 24 - Centro Histórico de São Paulo, São Paulo - SP, 01014-010, Brasil
Inspirado no Empire States, em Nova York, o Edifício Altino Arantes foi por muito tempo o prédio mais alto da capital paulista (em 2020 é o terceiro), com 161,22 metros contando a antena no topo. Ainda hoje, mesmo com a grande quantidade de prédios construídos após a sua fundação (1947), destaca-se no skyline paulistano, sendo um dos cartões postais da cidade. O projeto do edifício ficou por conta do engenheiro e arquiteto Plínio Botelho do Amaral, mas foi adaptado pela construtora Camargo & Mesquita.
Nos anos 1950, a torre foi ocupada pela antena retransmissora da TV Tupi. Na década de 1960, teve seu nome mudado para “edifício Altino Arantes”, uma homenagem ao primeiro presidente brasileiro do banco
Construído a partir de 1939 pelo interventor federal Ademar Pereira de Barros para sediar o Banco do Estado de São Paulo. Em 2000, o prédio foi incorporado ao patrimônio do Grupo Santander, que comprou o Banespa.
Do alto do mirante do edifício, é possível ter um raio de visão de 360º e que atinge cerca de 40 quilômetros, de onde é possível ver a Serra do Mar, o Pico do Jaraguá, os prédios da Avenida Paulista e as principais construções do Centro.