Arquitetura

Edifício Copan

Avenida Ipiranga, 200 - República, São Paulo, 01046-010, Brazil

Talvez o cartão postal mais conhecido de São Paulo, o Copan foi projetado em 1951. Seu formato em S contrasta com a malha quadriculada da cidade. As dependências dividem apartamentos residenciais de vários tamanhos, lazer e comércio. O brise horizontal, já utilizado no edifício Montreal, divide a visão dos apartamentos em três seções, cada uma um corte fotográfico da paisagem. Seus números impressionam tanto quanto seu desenho: são 140m de altura, 35 andares, além de dois subsolos, cerca de dois mil moradores em 1160 apartamentos. É considerado o maior edifício residencial da América Latina.

O Copan é um dos mais importantes e emblemáticos edifícios da cidade de São Paulo, localizado no número 200 da Avenida Ipiranga, no centro, e foi inaugurado em 1966. É um símbolo da arquitetura moderna brasileira, concebido pelo arquiteto Oscar Niemeyer com projeto estrutural do engenheiro Joaquim Cardozo, visando às comemorações do Quarto Centenário da cidade de São Paulo. A obra, contudo, foi iniciada apenas em 1957, com algumas alterações, e executada com a ajuda de Carlos Lemos.

O prédio tem a maior estrutura de concreto armado do país, com 115 metros de altura, 32 andares e 120 mil metros quadrados de área construída, dividida em seis blocos, com um total de 1 160 apartamentos de dimensões variadas, numa estimativa de 5 mil residentes das diferentes classes sociais e mais de 70 estabelecimentos comerciais. Descrito como tendo “linhas sinuosas e elegantes”, é considerado a maior estrutura de concreto armado do Brasil. O principal intuito era ser considerado um grande centro urbanístico, assim como o Rockfeller Center, porém, principalmente pelo fato de a cidade de São Paulo, naquele contexto, demonstrar um enorme potencial para o mercado imobiliário e turístico, o edifício teve seu plano original alterado.

Artista

Carlos Lemos

Oscar Niemeyer

Estilo

Moderno

Dimensão

Área: 120.000 m²

Largura:

Altura: 140 m

Data

Criação: 1957

Término: 1966

Loading...